Situada no coração da Bahia, maior estado da região Nordeste do Brasil, a Chapada Diamantina é mundialmente conhecida pela sua natureza encantadora, sobretudo as inúmeras serras e cachoeiras, sendo um dos principais destinos para os amantes do ecoturismo. É nela que nasce o maior rio baiano, o Paraguaçu, responsável pelo abastecimento, inclusive, de boa parte da metrópole do estado. Tendo como base toda essa riqueza, várias áreas de preservação protegem o território, com destaque para o Parque Nacional da Chapada Diamantina. 

Por abrigar uma diversidade de animais e plantas, até mesmo espécies nativas, só encontradas na região, este lugar especial inspirou a portuguesa e doutora em fitoquímica, Sílvia Martins, que há quase dez anos se estabeleceu na cidade de Lençóis, a reunir informações e fotografias da fauna e flora regionais, dando forma ao “Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina - Bahia - Brasil”.

 

Escrito com muito carinho e dedicação, o material pretende conectar o conhecimento popular com o universo acadêmico, fundamentando o uso caseiro e potencial terapêutico das espécies registradas em prol da melhoria das condições de saúde e bem-estar.

Mas este sonho só se tornará realidade com a sua colaboração!

Como nasce a ideia

Minha primeira visita à Chapada Diamantina aconteceu em junho de 2010. Desde essa data, mantenho contato com o vasto campo das plantas medicinais da região. Durante meu doutorado, a busca e valorização do conhecimento popular sobre o uso dessas plantas por raizeiros trouxe a resposta que muitas vezes procurava. No decurso de uma colaboração com a Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, no ano de 2011, realizei visita prolongada de cinco meses à Chapada Diamantina, quando questionei diversas vezes o valor da minha pesquisa ao constatar que os resultados dos estudos não chegavam às pessoas fora do âmbito acadêmico.

O conhecimento etnobotânico é a base principal de pesquisas realizadas na área de fitoquímica e fitoterapia. Apesar da importância do conhecimento tradicional de uma certa planta, saber como obter e usar o seu potencial terapêutico ao máximo e de forma correta nem sempre é claro. A pesquisa científica nos ajuda não só a explicar os mecanismos de ação das principais atividades biológicas das plantas, que caracterizam as propriedades medicinais, mas, também, a saber utilizá-las de forma mais segura e eficaz.

Foi em meio a tais reflexões que nasceu a ideia de organizar esse conhecimento na forma de um guia prático, de consulta simples e didática. A meta é proporcionar informação acessível mesmo para os leigos no assunto.

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

© 2014 NaturSense  -  Lençóis | Chapada Diamantina - Bahia | Brasil