Sabonete natural arde os olhos?


Arde sim e vamos compreender o porquê!

O pH do olho encontra-se entre os valores de 7,0 e 7,5. Para um produto ser considerado neutro para os olhos (e não arder) deve possuir um pH igual ao da lágrima. O pH do sabonete natural, quando bem formulado, varia entre 9,0 e 10,0; nos industrializados pode chegar a 11,0, sendo por natureza química produtos alcalinos. Como forma de proteção, nossos olhos possuem uma sensibilidade a qualquer substância de pH diferente da nossa lágrima. Por este motivo, quando o sabonete – natural ou industrializado - entra em contato com os olhos pode causar ardência.

Há realmente produtos para crianças que afirmam não arder os olhos, contendo na sua composição um composto conhecido como “detergente anfotérico” que, através de uma troca iónica, mantém o pH próximo ao pH da lágrima, mas também resseca a pele por ser um detergente. A questão é: todas essas substâncias que são adicionadas a todo momento nos produtos industrializados são realmente seguras?? Detergente Anfotérico, Parabenos, Sulfatos, Lauril, EDTA, BHT, Silicones...

Outra questão importante: o que vale mais a pena, aplicar nos nossos pequenos um produto natural seguro, tomando cuidado com os olhos na hora do banho, ou usar um produto industrial com uma composição que inclui uma longa lista de compostos sintéticos que ainda são bastante duvidosos para a saúde?!

#Informaçõesúteis

1,288 visualizações
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

© 2014 NaturSense  -  Lençóis | Chapada Diamantina - Bahia | Brasil