Coleta consciente de casca de Barbatimão Roxo


Ficamos muito tristes quando verificamos coletas de casca de barbatimão de forma desordenada nas nossas matas, sem critério de escolha das árvores, o que coloca a espécie sob risco de extinção. O emprego de técnicas de manejo sustentáveis é fundamental para a preservação desta espécie e nós defendemos afincadamente a aplicação dos procedimentos corretos no momento da nossa coleta, assegurando a preservação da árvore e futuras coletas.

O barbatimão possui vários compostos químicos produzidos pelo seu metabolismo secundário, como alcalóides, flavonóides, terpenos, estilbenos, esteroides e taninos, sendo esse último o seu constituinte majoritário, agregando à espécie o seu valor medicinal. Os taninos estão presentes em toda a planta, mas concentram-se principalmente na casca. Assim sendo, a parte do barbatimão coletada para uso medicinal é a sua casca, que pode ser coletada tanto do tronco da árvore adulta, quanto de seus galhos. Através de podas e cortes de melhora obtém-se a casca e, ao mesmo tempo, beneficia-se o desenvolvimento das árvores selecionadas.

A casca não deve ser coletada na época em que a planta está com flores ou vagens. O melhor período para coleta é na lua minguante, pela manhã até às 10 horas, ou então, no final da tarde, quando o sol estiver fraco. Nossa coleta foi realizada nas condições descritas anteriormente, subindo num barbatimão a quase 3 metros do chão para podar galhos apropriados. É mais indicado coletar a casca dos galhos que a do tronco da árvore. A coleta da casca do tronco pode prejudicar o desenvolvimento da planta, enquanto a poda proporciona o nascimento de novos galhos.

Quando a casca for coletada do tronco da árvore, deve-se retirar pedaços de cascas de no máximo 5 centímetros de largura por 20 centímetros de comprimento e, no mínimo a 50 centímetros acima do solo. Não se deve tirar a casca ao redor do tronco, pois a planta pode morrer.

Se deseja coletar a casca dos galhos em grande quantidade, não se deve podar todas as árvores de uma mesma área e ao mesmo tempo: deve-se escolher apenas um grupo de árvores para serem podadas. Isto faz com que a floração e frutificação da planta não sejam prejudicadas.

Se deseja conhecer mais propriedades medicinais e aplicações da casca de barbatimão acesse à nossa página em www.natursense.com.br e poderá adquiri-la realizando um pedido por email ou facebook.

#plantasmedicinais #barbatimão #natureza #cosméticanatural

290 visualizações
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

© 2014 NaturSense  -  Lençóis | Chapada Diamantina - Bahia | Brasil