A planta que purifica e protege!

A espécie Siparuna guianensis é uma planta medicinal e aromática nativa de quase todo o Brasil. Conhecida por vários nomes populares de acordo com a região de sua distribuição, em Lençóis - Chapada Dimantina é chamada de “negramina”. Trata-se de um arbusto e suas folhas, flores e frutos são utilizados na medicina caseira. O principal modo de preparo é a decocção de suas folhas para usar na forma de banho e tratar espasmos musculares, gripe, febre e dor de cabeça.



Estudos fitoquímicos revelam a presença de terpenos e alcalóides nas folhas da negramina, e comprovou-se a influência das condições climáticas, localização geográfica e estações do ano na composição volátil da planta. Pesquisadores demonstraram também um alto teor de flavonóides nas folhas da negramina, em particular, o vicenina-2 que apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, explicando o potencial farmacológico atribuído à espécie. O óleo essencial da folha da negramina possui também atividade repelente contra mosquitos Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus.


Na região de Lençóis - Chapada Diamantina, a negramina, além de usada por todo o seu potencial terapêutico, ela é uma das plantas mais consideradas para banho de purificação e proteção espiritual e limpeza energética de espaços. O seu aroma inconfundível proporciona uma sensação especial de limpeza e leveza.



0 visualização
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

© 2014 NaturSense  -  Lençóis | Chapada Diamantina - Bahia | Brasil