A resina mágica, Almescla!

A almescla (Protium heptaphyllum), também conhecida popularmente como almécega ou breu-branco, é uma árvore pertencente à família Burseraceae que se encontra nas trilhas que percorrem o cerrado da Chapada Diamantina. Esta espécie produz uma resina de aroma forte muito característico, e dela se extrai o óleo essencial por destilação à vapor.



Legenda do vídeo: Quando a resina de almescla está seca é importante moer em um almofariz de forma a facilitar o processo de extração dos compostos ativos da resina para o óleo carreador vegetal ou álcool de cereais.


O óleo essencial de almescla não deve ser usado puro sobre a pele, usar sempre diluído em um óleo vegetal. Vários estudos farmacológicos têm sido realizados com o óleo da resina de almescla que comprovam a sua eficácia terapêutica, demonstrando atividades antifúngica, antioxidante, antimutagénica, anti-inflamatória e analgésica. Infusões das folhas de almescla também são usadas para o tratamento de inflamações em geral.


Além do seu uso na medicina popular é muito comum queimar a resina de almescla em rituais religiosos, ou para a limpeza energética de espaços.


Sugestão de uso e aplicação: Diluir 10 gotas de óleo essencial de breu branco em 10mL de óleo carreador vegetal (concentração final do produto de 4%). No caso de alguma dor/inflamação articular ou muscular aplicar massageando a área. Uma outra dica que ajudará a reforçar o efeito de um óleo de massagem para o efeito descrito em cima, seria incluir na sua composição outros óleos que, em sinergia, potencializam a sua terapêutica (analgésica e anti-inflamatória); como por exemplo, óleo de sucupira e copaíba.




85 visualizações
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

© 2014 NaturSense  -  Lençóis | Chapada Diamantina - Bahia | Brasil