O remédio para as dores nas articulações!



Miconia albicans, conhecida popularmente como “canela-de-velho”, ocorre na natureza principalmente no Cerrado, sendo muito conhecida entre os nordestinos pelas suas propriedades medicinais. É uma planta amplamente empregada na medicina popular para o tratamento de artrose, dores articulares em geral e como anti-inflamatória. A infusão das folhas de canela-de-velho podem ser utilizadas tanto internamente, como externamente aplicando nas áreas afetadas, na forma de infusão ou de tintura.


Na caracterização química da M. albicans foi possível identificar a presença de flavonóides, taninos, saponinas, esteróides e triterpenos em sua composição. O elevado teor de compostos fenólicos e flavonóides explicam as propriedades farmacológicas dessa espécie, comprovadas cientificamente, incluindo atividades antioxidante, antitumoral, antimicrobiana e analgésica.


IMPORTANTE SABER! Alguns estudos têm sido realizados com esta espécie, tendo se constatado que esta planta possui uma grande capacidade de absorver o alumínio presente no solo do cerrado. Deste modo, se for usada de forma incorreta e exagerada, pode ser prejudicial; principalmente para pessoas com insuficiência renal, em que o alumínio pode se acumular e causar um efeito tóxico.



19 visualizações
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

© 2014 NaturSense  -  Lençóis | Chapada Diamantina - Bahia | Brasil