Compreender o diferencial do sabonete natural......

 

 

        Para entender a diferença entre um sabonete NATURAL artesanal e um sabonete GLICERINADO artesanal, você precisa compreender como chegamos até aqui:

 

           A definição de sabão é a junção de gorduras com uma base alcalina, no caso soda cáustica. Você pode pensar, soda cáustica? Sim, todo sabão é feito desta maneira e quando bem feito, com uma fórmula bem equilibrada e bem calculada esta soda desaparece totalmente, ou seja, neutraliza-se. É uma alquimia maravilhosa onde o resultado é o sabão com glicerina. Portanto, a glicerina é um subproduto da saponificação (denominação do processo de fabricação de sabão) e durante o processo INDUSTRIAL é retirada, sendo depois direcionada para indústria farmacêutica, alimentar e cosmética, por suas excelentes propriedades.

 

            Os sabonetes artesanais com glicerina se referem às bases glicerinadas que se compram prontas e depois se derretem e se moldam em moldes artísticos. Assim sendo, a glicerina natural que se forma durante o processo saponificação é retirada e passada por processo de clarificação para se tornar transparente adicionando-se componentes sintéticos no intuito de facilitar o seu uso (derreter, colocar em moldes), aumentar a espuma e a validade.

 

           Os sabonetes de glicerina seriam uma “invenção” dos anos 50/60, e teria sido criado com o intuito de fazer um sabonete mais suave pelo apelo que a Glicerina tem, pois como dissemos é natural do sabão e tem propiedades fantásticas, mas depois que passa pela indústria deixa de conter só glicerina.

       A denominação “sabonete de glicerina” e a propaganda da época deu resultado, permanecendo até aos dias de hoje a crença de que são sabonetes suaves e apropriados para peles mais sensíveis. Se na altura “era assim”, atualmente bem diferente, pois os aditivos colocados muitas vezes provocam alergias a pessoas com a pele sensível.

 

           No entanto, é possível se fazer a base de glicerina de forma artesanal e saber o que se coloca nela para a tornar um produto final mais natural, isto é, sem os aditivos químicos que dariam mais espuma e durabilidade, mas esta informação tem que estar bem clara no produto.

 

 

           E assim chegamos ao sabonete NATURAL, onde ele é naturalmente rico em glicerina, pois no processo artesanal não se separa a glicerina do sabão. Não são necessários aditivos espumantes no sabão natural, pois se quisermos um sabão com uma espuma mais rica, sabemos qual gordura se deve colocar para o efeito (sim há gorduras que dão mais espuma a um sabonete natural, enquanto outras são mais adequadas para dar dureza, limpeza, hidratação).

 

           Atenção aos sabonetes que se dizem naturais, leia sempre os ingredientes da sua composição. Infelizmente há muito apelo comercial nos produtos naturais e na maioria das vezes encontramos lá glicerina, conservantes, essências e corantes sintéticos. 

 

 

          Na composição base dos sabonetes naturais da NaturSense temos: Óleos vegetais óleos de palma, palmiste, licuri, semente de uva, coco, babaçu, amêndoas doce , mamona, azeite de oliva, hidróxido de sódio, água destilada, argilas, flores secas, e óleos essenciais.

 

O mais natural que você poderia usar para enriquecer o seu banho. 

Permita-se! Garantimos uma pele macia e hidratada de verdade!!!

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

© 2014 NaturSense  -  Lençóis | Chapada Diamantina - Bahia | Brasil