A casca “que aperta”! Conheça o Barbatimão

O Stryphnodendron adstringens, popularmente conhecido como barbatimão, é uma árvore nativa do cerrado brasileiro. O extrato aquoso da sua casca, obtido por deccoção, é muito utilizado na medicina tradicional como agente anti-inflamatório, antimicrobiano, antisséptico, adstringente e cicatrizante em vários tipos de lesões de pele.



As folhas e cascas do barbatimão possuem vários compostos bioativos produzidos pelo seu metabolismo secundário, como os alcalóides, flavonóides, terpenos, estilbenos, esteróides, e taninos, sendo esse último o constituinte majoritário da casca. Os taninos são substâncias fenólicas solúveis em água e estão associados ao mecanismo de defesa das plantas contra o ataque de herbívoros e microrganismos. Os taninos possuem atividade adstringente, e, por essa razão, o barbatimão é conhecido como bá-timó na língua indígena, que significa “planta que aperta”.

Os banhos de assento com decoctos da casca de barbatimão são indicados para o pós-parto, assim como para controle de infecções ginecológicas devido às suas propriedades bactericidas e fungicidas.

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

© 2014 NaturSense  -  Lençóis | Chapada Diamantina - Bahia | Brasil