A raiz doce...Alcaçuz.

As espécies de Periandra são arbustos, escandentes ou eretos, de folhas trifolioladas, com flores azuladas ou vermelhas, encontradas preferencialmente em cerrados e campos rupestres no Brasil. É quase impossível passar na trilha sem deixar de fazer uma foto da flor encantadora da Periandra mediterranea, popularmente conhecida como “alcaçuz” ou “alcaçuz-do-Brasil” (Figura 1).


Figura 1. Flor de alcaçuz (Periandra mediterranea) na trilha do Ribeirão de Cima.


A Periandra mediterranea é uma planta de pequeno porte atingindo em média 60 cm de altura. O alcaçuz tem importância reconhecida na medicina popular pelo uso das suas raízes, conhecida por possuir um sabor muito doce. Através de pesquisas científicas foram identificadas e isoladas quatro saponinas denominadas, respectivamente, de periandrina I, II, II e IV, que atribuem o sabor doce à raiz. Foi verificada também a presença de triterpenos e flavonóides, e de um outro composto químico chamado guanidina, substância responsável pela propriedade hipogliceminante desta planta.


Preparados feitos com a raiz de alcaçuz, na forma de decoctos, tinturas e xaropes, são muito utilizados como expectorantes e anti-inflamatórios, tendo já sido comprovado cientificamente através de estudos farmacológicos o seu potencial anti-inflamatório.




  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

© 2014 NaturSense  -  Lençóis | Chapada Diamantina - Bahia | Brasil