Aroeira-Pimenteira ou Aroeira-mansa

A aroeira (Schinus terebinthifolius) é uma árvore pertencente à família Anacardiaceae, sendo uma espécie nativa do Brasil. Não há nada mais encantador do que ver uma aroeira com os seus volumosos cachos vermelhos que contrastam com o verde forte das suas folhas! Esses cachos são o seu fruto, popularmente conhecido como pimenta-rosa.



A pimenta-rosa possui um sabor peculiar, levemente picante e adocicado, sendo muito usado como condimento alimentar. Dela é extraído por destilação à vapor o óleo essencial da pimenta-rosa, reconhecido pelo seu potencial antimicrobiano e antioxidante.


O decoto da casca do caule de aroeira tem sido tradicionalmente utilizado pelas mulheres em banhos de assento após o parto como anti-inflamatório e cicatrizante, e também como medicação caseira para o tratamento de doenças do sistema urinário e do aparelho respiratório. O farmacógeno da espécie S. terebinthifolius são as cascas do caule, mas as folhas e os frutos também são utilizados em remédios na medicina popular, sendo utilizados em preparados para lavagem de feridas e úlceras.



  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

© 2014 NaturSense  -  Lençóis | Chapada Diamantina - Bahia | Brasil